Alto-falante?

Porque Alto-falante ?

São inúmeras as iniciativas que estão acontecendo nesse momento com o objetivo de melhorar as condições de vida nos bairros, nas comunidades rurais, na sociedade em geral, mas muitas delas continuam na sombra e com pouca chance de serem conhecidas.

Sementes para produzir uma sociedade mais justa

Mais do que ser um espaço de difusão, Alto-falante tem como objetivo incentivar mudanças sociais que valorizem competências pessoais e coletivas e que contribuam ao bem comum.

Cada documento de Alto-falante representa uma semente que, associando experiências locais e de reflexões globais, mostra alternativas concretas que podem servir de inspiração para novos projetos. E ajudar a transformar a sociedade.

Aprender com os outros e trocar ideias : assim construímos juntos « Alto-falante »

Com esse espaço virtual procuramos  :

  • dar a palavra aos grupos que estão desenvolvendo iniciativas que transformam suas realidades quotidianas;
  • dar maior visibilidade às experiências que rompem com esquemas inigualitários nas relações sociais ;
  • incentivar « olhares cruzados » entre os diferentes grupos ajudando-os a comparar e enriquecer suas práticas.
  • promover debates sobre conceitos e desafios políticos.

Alto-falante é dirigido a toda pessoa ou grupo que busca inspiração ou referências para analisar e fortalecer sua prática. Os documentos aqui apresentadas tratam de processos e de questões vividos, principalmente, por grupos menos favorecidos.

De onde vem essa iniciativa ?

Na etapa inicial, o espaço virtual Alto-falante, estava moderado por Patrick Bodart de Periferia e Heike Teufel da AGEH, com apoio da agência de cooperação Misereor. Hoje a equipe integra também Moisés Bellota de Bolivia e Sandra Lobo do CAIS no Brasil. Todos colaboram com várias instituições que cooperam com Misereor na América Latina, onde eles acompanham projetos e experiências que são apresentados nesse blog.

logoperif172Periferia é uma associação que trabalha para tornar mais equitativo a influência dos diferentes atores sociais na definição de políticas públicas, buscando tornar a sociedade mais justa e democrática. Através de processos de participação e de , Periferia apoia e promove políticas públicas que facilitem a expressão e a escuta dos grupos mais vulneráveis da sociedade. Com sedes na Bélgica e na França, a equipe de Periferia procura incentivar intercâmbios entre países do sul e do norte.

AGEH_Logo2 (bas)A AGEH – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento – é um serviço da Igreja Católica Alemã. Através de organizações católicas, AGEH envia cooperadores que assessoram entidades de cooperação ativas na América Latina. Heike Teufel é uma dessas cooperadoras. Ela trabalha para facilitar o diálogo entre organizações parceiras de Misereor, apoiando processos sociais iniciados por grupos menos favorecidos. Nesse contexto, este blog é um instrumento para facilitar o diálogo e o intercâmbio entre essas experiências.

Contato

Para enviar propostas de documentos e comentários, entre em contato com a equipe de moderação através do email info(at)altofalante.info 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

25 − = 24