Construir visões partilhadas de desenvolvimento local

Sempre nos solicitam projetos ou planos anuais… Mas, que sentido tem se não se pensa com perspectiva estratégica? Pensar o planejamento de outra forma foi o desafio na Bolívia, através das várias iniciativas de construção de visões de desenvolvimento realizadas a partir das pessoas, do povo, do bairro, da comunidade.

VDLC (DSC02106 D12)

Construir um horizonte estratégico, sem seguir uma receita metodológica mecânica, é o que as sete experiências têm buscado a partir da participação das pessoas e das comunidades de diferentes cidades e vilas bolivianas. Através de um trabalho em rede e cuidando sempre em incluir novas pessoas, para além das diferenças tradicionais, cada processo tem questionado o significado das palavras “desenvolvimento” e “futuro”; levando em consideração as percepções e contribuições dos diferentes atores envolvidos.

Esta revista não é só uma coletânea das sete experiências, mas inclui também as lições aprendidas que foram identificadas e discutidas a partir de um profundo intercâmbio entre as pessoas e as instituições que apoiaram e contribuíram para estes processos. Construir visões de desenvolvimento de maneira conjunta e fomentar uma reflexão permanente entre as experiências foi uma iniciativa das e dos integrantes da Rede de Participação Cidadã e Controle Social. Trata-se de um trabalho importante, que perdurou por vários anos e agora serve como uma referência para os processos autônomos em que vive a Bolívia e que por sua vez poderá inspirar muitos outros …

Para ter acesso ao documento

Contatos da Red de Participación Ciudadana y Control Social: email, página Web

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

54 + = 59