Um vídeo participativo que mostra como jovens e mulheres reagem à presença de uma mina no município de Oruro, na Bolívia
Partindo de uma comovente recordação de infância de uma jovem de Oruro, o vídeo relata como a presença da mina afeta a vida quotidiana dos moradores dessa comunidade. O vídeo transmite a dimensão pessoal e cultural da convivência com uma mina que há vários séculos contamina o meio ambiente. Ele destaca ainda as consequências devastadoras da exploração dos recursos naturais por empresas privadas que não fazem nenhum esforço para contribuir ao desenvolvimento sustentável do município.
Sobretudo, o vídeo nos mostra que os moradores já não aceitam passivamente essa situação e buscam chamar a atenção das autoridades e da população Orureña sobre a questão, através de iniciativas originais como a organização de um rallye de bicicletas.
Este vídeo foi realizado por três jovens de Oruro durante uma formação sobre a metodologia Vídeo Participativo e ele é atualmente parar sensibilizar outros jovens sobre a questão ambiental.