Um vídeo participativo que narra a origem do projeto de construção de uma comunidade participativa e as dificuldades que acompanharam sua evolução.
Esse vídeo mostra o ponto de vista de jovens que moram na Comunidade María Auxiliadora, na periferia de Cochabamba, e para os quais viver em comunidade num meio urbano significa defender valores tradicionais como o respeito e a ajuda mútua.
O filme narra a origem da comunidade, fruto da iniciativa de uma mulher corajosa que se deu como objetivo de facilitar para outras mulheres o acesso à casa própria. Com muito esforço e sem apoio das autoridades, essas pioneiras lutaram para conseguir um terreno e os serviços básicos necessários à construção de suas moradias. O vídeo mostra também os conflitos que vive a comunidade atualmente, resultado da expansão urbana e da pressão imobiliária.
Mais que tudo, ele provoca no espectador a esperança que as futuras gerações compreendam plenamente o que significa viver numa comunidade onde a solidariedade predomina sobre a violência ou a busca de benefícios individuais.